descoberta: o órgão do prazer feminino tem também função reprodutiva

descoberta: o órgão do prazer feminino tem também função reprodutiva

19 de novembro de 2019

Vulva ( clitóris ) – tema II – Vulvoscopia FF

“ Clitóris faz (muito) mais do que dar prazer, sugere estudo”.
Cientista indica que o órgão também tem ”papel fundamental na fertilidade feminina”.

Nova pesquisa publicada na revista científica Clinical Anatomy aponta que o clitóris, além de proporcionar prazer, é extremamente importante para a reprodução humana.

O cientista Roy Levin da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, analisou 15 estudos, realizados entre 1996 e 2017 para entender quais seriam as funções do órgão.

A revisão concluiu que a estimulação do clitóris provoca mudanças físicas que incentivam a fertilização do óvulo. As alterações são: aprimoramento do fluxo sanguíneo vaginal e aumento na lubrificação, nos níveis de oxigênio e na temperatura da vagina.

Além disso, o estímulo muda a posição do colo do útero ( entrada do útero), impedindo que os espermatozóides entrem muito rapidamente no órgão que vai abrigar o bebê. Com isso, os gametas masculinos só chegam ao útero quando estiverem mais ativos e preparados para correr até o óvulo.

Segundo Levin, essa é uma medida essencial para que a fertilização seja bem sucedida.

“ O mantra de que a única função do clitóris é induzir o prazer sexual, agora está obsoleto.

O clitóris tem funções procriativas( reprodutivas) e recreativas( prazer) de igual importância”, disse o especialista.

“ Todas essas alterações genitais são de grande importância para facilitar a possibilidade de sucesso reprodutivo, não importa como ou quando o clitóris é estimulado”.

Levin considera que o clitoris teve sua “ função reprodutiva neglicenciada” por muito tempo, mas que seu estudo não quer determinar que o prazer feminino está em segundo lugar: “ o objetivo reprodutivo não supera o papel do órgão na produção do prazer sexual”, afirmou.

Fonte online: Revista Galileu
Fonte original: Clinical Anatomy Review – Roy J. Levin, independent Research Investigator, Sheffield, United Kingdom: “ The clitoris – An Appraisal of its Reproductive Function during the fertile years: why was it, and still is, Overlooked in Accounts of Female Sexual Arousal”.

Fernanda Franceschetto
Comunicadora, terapeuta-gestalt e tântrica

Vulvoscopia FF – desperta a AMAR sem tabu, na integração de 7 temas:
corpo-vulva-vagina-útero-coração-consciência-ser

Imagem: @vivalavulvacasting