relacionamentos: o poder do perdão

relacionamentos: o poder do perdão

6 de agosto de 2019

Vulvoscopia FF coração- relacionamentos: o poder do perdão

Perdoar não é esquecer. A memória existe.
É uma realidade vivida em todo o corpo, a partir da mente, a cada lembrança de dor sentida.

A raiva, o ressentimento, a decepção e a hostilidade nos dominam e somos intoxicados pelas emoções negativas, ao ruminar sem parar as feridas que seguem abertas.

Tentar fugir/ evitar ou retaliar/vingar são respostas instintivas; mas que não encerram o ciclo maléfico de emoções negativas.

Muito pelo contrário: a fuga/evitação se volta para dentro de nós, causando transtornos psicológicos como ansiedade, depressão, pânico, stress pós-traumático.

A retaliação/ vingança leva à violência externa em distintos graus e formas.

O perdão consciente – como decisão de abrir um processo interior de transformação e libertação – é o caminho para a supressão ou diminuição das respostas instintivas de fuga e luta; e também para substituí-los – de maneira ideal – por atitudes, sentimentos e condutas mais positivas e benevolentes. O processo de perdoar pode ser vivido em 3 fases ( para a integração do pensar-sentir-agir): fase 1 – cognitiva: o perdão é uma escolha, uma decisão; fase 2- emocional: começo do processo interior com acompanhamento terapêutico – sentir, expressar e ressignificar a dor; fase 3 – mudança de comportamento/ atitude.

Somente através do trabalho interior de perdão consciente há real cura do passado, libertação do estado tóxico-negativo e abertura para a vida voltar a fluir. Coragem!

Como disse Gandhi: “ O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte”.

Perdoar, em latim significa perdonare: per = por inteiro. donare = doar, dar, entregar.
Quando perdoamos, nos doamos por inteiro a alguém. Damos um presente, uma dádiva.

E mais além do outro, devolvemos a nós mesmos a nossa liberdade, integridade, paz e amor próprio.

Autoria: Fernanda Franceschetto – terapeuta-gestalt e escritora

Vulvoscopia FF: Terapia para mulheres
Amar-se: rodas de conversa, grupos terapêuticos urbanos e retiros na natureza

. . .

O coração é o tema 5 da Vulvoscopia FF – Terapia para Mulheres: trabalho terapêutico de Fernanda Franceschetto para despertar e ajudar a mulher a ser feliz por inteira sem tabu, em 7 temas: corpo-vulva-vagina-útero-coração-consciência-ser.

foto @thomasholmphoto
dancer: @poppyseed_dancer